RESUMO
Código: 47
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

Abrir
Arquivo

 
Comprar Ou Piratear: Critérios da Tomada de Decisão do Consumidor
 

O objetivo da pesquisa é investigar a pirataria do ponto de vista do comportamento do consumidor brasileiro a respeito da maneira como ele decide se engajar no consumo pirata a partir das variáveis comportamental, econômica, ética e legal.

A abordagem metodológica adotada foi quantitativa com o emprego da técnica multivariada de Modelagem de Equações Estruturais para análise de dados, baseando-se nas variáveis propostas no questionário de Coyle et al (2009). Foram utilizadas no questionário escalas ordinais e nominais. Os dados foram estimados via partial least square (PLS) e foram utilizadas estatísticas descritivas para análise preliminar dos dados e definição do perfil da amostra via SPSS versão 17.0.

O Brasil está entre os países que mais comercializam produtos piratas, com prejuízo à indústria, à economia e às relações internacionais, sendo frequentemente pauta de discussão nessas esferas. No entanto, o assunto tem recebido pouca atenção da Academia. Há poucas evidências empíricas a respeito da maneira como o consumidor decide se engajar no consumo pirata. A decisão de piratear ou não piratear música envolve a análise de um conjunto de fatores por parte do consumidor.

A pesquisa demonstrou que as variáveis comportamentais, ética e legal têm influência na tomada de decisão do consumidor, ao passo que a variável econômica não se mostrou relevante no processo de tomada de decisão. Os resultados também demonstraram que as principais influências que levam à pirataria estão relacionadas com a percepção de impunidade e falta de esclarecimento ético na prática de piratear músicas, bem como no prevalecimento dos interesses particulares do consumidor.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: