RESUMO
Código: 470
Tema: Economia de Empresas

 

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Estratégia e Cenários de Consumo de Leite no Brasil
 

O objetivo principal do presente trabalho é analisar os possíveis cenários para o mercado de leite no Brasil nos próximos dez anos, principalmente no que está relacionado ao consumo interno, para entender se a diferença na balança comercial do produto é um problema estrutural ou conjuntural. Como objetivo secundário, o trabalho visa fornecer informações para os setores privado e público, buscando auxiliar na formulação de estratégias e políticas públicas.

O modelo utilizado para estimar os valores de 2013 à 2022 é o proposto por Barros (1987) e considera a quantidade consumida no ano inicial, a elasticidade-renda da demanda do produto em questão, a taxa de crescimento da renda per capita e a taxa de crescimento da população. Nos casos dos valores referentes à taxa de crescimento da renda per capita e da população residente brasileira no período, utilizou-se o modelo de crescimento constante.

A fundamentação teórica do estudo está baseada nos trabalhos desenvolvidos por Porter relacionados à vantagem competitiva. Além disso, estuda-se o histórico e a atual conjuntura da produção brasileira de leite, iniciando com a argumentação de que o Brasil é, tradicionalmente, um grande produtor de leite, ocupando a quinta colocação no ranking dos países produtores (FAO, 2012).

A estratégia de baixo custo é a que deve ser adotada no Brasil, que, quando comparado à países representativos do mercado, possui uma produtividade leiteira significantemente inferior, revelando a necessidade de melhoras nesse aspecto. Respondendo a pergunta proposta, constata-se que a diferença entre a oferta e a demanda de leite é um problema estrutural, que pode ser minimizado e até mesmo superado nos próximos anos com a melhora do setor como um todo, principalmente na produtividade.

O estudo fez uma previsão do mercado de leite para os próximos anos do Brasil, com o intuito de fornecer informações à sociedade e à respectiva cadeia sobre o comportamento dos números de demanda por este tipo de alimento no país, procurando entender se a diferença entre a oferta e a demanda de leite no país é um problema estrutural ou conjuntural, as quais podem subsidiar decisões estratégicas governamentais e privadas, favorecendo a vantagem competitiva do país em relação aos concorrentes.

 

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