RESUMO
Código: 48
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

Abrir
Arquivo

 
Consumo Sustentável: Um Estudo Sobre A Relação Entre A Sustentabilidade e O Consumo de Produtos de Inovação Tecnológica Fast-moving
 

O objetivo deste estudo é identificar os perfis dos consumidores de produtos de inovação tecnológica fast-moving e avaliar e mensurar se o comportamento dos mesmos é influenciado pelos pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.

A abordagem metodológica adotada foi quantitativa com o emprego técnica multivariada de Análise Discriminante para proposição e análise do modelo desenvolvido. Foram utilizadas estatísticas descritivas para análise preliminar dos dados e definição do perfil da amostra. Os dados foram estimados via SPSS versão 17.0.

Entre os setores com maior desempenho inovador na atualidade, destaca-se o setor de produtos de inovação tecnológica com ciclo de vida de duração média de 36 meses conhecidos pelo termo fast-moving technology. Contudo, apesar das inovações tecnológicas estarem cada vez mais presentes no cotidiano dos consumidores e modificarem seus hábitos de consumo, ainda há poucos estudos que relacionem a influência da sustentabilidade ao processo de compra voltado especificamente a produtos de inovação.

Apesar de se haver identificado os perfis dos consumidores de produtos de inovação tecnológica fast-moving, não foi possível obter evidências significativamente altas de que há influência da sustentabilidade sobre o seu comportamento de compra. No entanto, com base nos resultados obtidos, não se pode desprezar o modelo desenvolvido.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: