Ressalta-se que entre as características atuais atribuídas a um “bom professor” está a reinvenção do aprendizado e a quebra de paradigmas antigos e pressupostos ultrapassados, imbuídos na cultura de grande parte dos professores. Então, como objetivo geral, este artigo visa verificar o posicionamento dos professores de ensino superior atuais sobre os pressupostos implícitos de Carl Rogers, segundo a visão dos estudantes.
Esta é uma pesquisa exploratória, com coleta de dados primários e secundários, para estudo qualitativo e quantitativo, cuja duração compreendeu o período de três meses, de dezembro a fevereiro de 2013. Realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de um questionário semi-estruturado, com 12 questões, buscando responder o objetivo do artigo. O questionário foi aplicado online e tabulado pelo Google Docs, com ainda análise de conteúdo para as questões abertas.
Segundo Cunha (1996), o professor é um ator especial na prática pedagógica no ensino superior, pois, dentre diversas variáveis, é o principal responsável pelas decisões em campo. Entretanto, muitos professores trabalham segundo a tradicional perspectiva de mera reprodução do conhecimento. Ressalta-se que entre as características atuais atribuídas a um “bom professor” está a reinvenção do aprendizado e a quebra de paradigmas antigos e pressupostos ultrapassados, apontados por Rogers (1972).
Os pressupostos implícitos da educação no ensino superior, preconizados por Rogers, ainda ocorrem, mas em menor proporção. O professor está mais humanizado, mas também mais desvalorizado. Deve-se compreender que os paradigmas estão sendo quebrados, principalmente com o esforço dos professores, que estão melhor compreendendo que são facilitadores do aprendizado. Mas, para que essa evolução continue, precisa-se de uma reforma educacional e um processo de revalorização dos professores.
Este artigo fornece dados para as instituições de ensino superior sobre quais os pontos que mais devem observar no desempenho de seu quadro docente a fim de modernizar o método de ensino, aumentar a satisfação dos alunos sobre os seus professores, bem como a efetividade do ensino. Além disso, valoriza o papel crucial do professor no processo de ensino aprendizagem, o legado deixado por Carl Rogers na educação e a necessidade de melhorias que a educação superior precisa atualmente.
|