RESUMO
Código: 491
Tema: Tecnológico

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Participação Orçamentária Na Definição das Metas Orçamentárias em Uma Cooperativa Agroindustrial
 

O estudo objetivou verificar a influência da participação orçamentária na definição das metas orçamentárias em uma cooperativa agroindustrial do Sul do Brasil.

Realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Como técnica de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada aplicada a três gerentes de nível superior, e um questionário estruturado em categorias de análise que foram aplicados aos gerentes de nível médio que participam da elaboração do orçamento na empresa. As questões foram elaboradas a partir dos estudos de Chong e Johnson (2007), Kenis (1979), Krenn (1992), Nouri e Parker (1998).

A participação orçamentária gera efeitos na tomada de decisões das organizações, sendo que o envolvimento dos gestores com o orçamento apresenta influência com o nível da meta orçamentária (SHOLIHIN et. al., 2011). Para Nouri e Parker (1998), existe relação entre compromisso e meta orçamentária. Para Murray (1990) a participação orçamentária resulta no aumento do nível da meta orçamentária, menciona ainda que há relação direta entre a participação orçamentária e a aceitação desta meta.

Verificou-se que houve a existência de uma relação entre a participação orçamentária e o nível da meta orçamentária, a aceitação da meta orçamentária, e o compromisso com a meta orçamentária. Constatou-se que a participação dos funcionários na elaboração do orçamento facilita o atendimento às metas orçamentárias, bem como a satisfação em trabalhar na empresa indica um compromisso com a meta orçamentária. Conclui-se que a participação orçamentária influencia na definição das metas orçamentárias.

Os estudos encontrados na sua maioria foram realizados em organizações com fins lucrativos. De forma inversa esta pesquisa investigou uma grande cooperativa, visto que seu objetivo principal é aumentar o bem estar do seu quadro de membros e não a obtenção de lucros. Esta pesquisa possibilitou compreender a participação orçamentária nestas sociedades e verificou-se a semelhança com a literatura internacional (CHONG E JOHNSON, 2007; KENIS, 1979; KRENN, 1992; NOURI E PARKER, 1998).

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: