RESUMO
Código: 499
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
Mercado de Ações: Especula Quem Pode, Investe Quem Tem Juízo?
 

Com base nas teorias de finanças correspondentes e nos fundamentos e estratégias de investimento no mercado de ações, o objetivo do presente estudo é avaliar se o retorno do investimento em ações baseado no uso do indicador técnico Moving Average Convergence-Divergence (MACD) supera o do investimento com estratégia focada no recebimento de dividendos.

Pesquisa exploratória, em que foram selecionadas as dez empresas que mais pagaram dividendos no período de 2008 a 2012. A partir daí foi calculado o retorno que um investidor teria com o uso do MACD com base nas oscilações diárias das cotações. O resultado foi comparado com o retorno com base em dividendos e na estratégia comprar e manter (buy and hold) das mesmas ações. Foi feita análise por meio de comparação de médias.

Tendo como ponto de partida a teoria da carteira de Markowitz (1954), o estudo se fundamenta na teoria de dividendos, fundada em Miller e Modigliani (1961), destacada por Damodaran (1999), e discussões com base em Assaf Neto (2006) e Graham (2007). Destaca-se ainda a fundamentação teórica da aplicação da técnica MACD de Appel (2005). Os resultados são discutidos à luz de estudos anteriores, como os de Vidotto et al. (2009) e Eric et al. (2009).

Os resultados apontaram para resultados mais favoráveis à decisão focada em dividendos. Os ganhos médios foram bem superiores aos daqueles obtidos com o uso do MACD, uma relação de 121,23% contra 38,24%. Os resultados também são maiores quando se compara os ganhos de capital que seriam obtidos se as ações fossem compradas no início do período e vendidas no final, média de 97,54%. Isso não invalida o método MACD. Tudo depende do objetivo do investidor.

Trabalhos anteriores como os de Barber e Odean (2002), Jordan e Diltz (2003), Fernandes-Blanco et al. (2008), Chong, Li e Yu (2008), Vidotto et al. (2009), Eric et al. (2009), Marques e Gomes (2009) não estudam a relação entre a estratégia operacional baseada no MACD em comparação com decisões de investimento focada em dividendos. Dessa forma, o presente estudo traz uma contribuição no contexto da pesquisa de estratégias de investimento, especialmente no mercado brasileiro.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: