RESUMO
Código: 50
Tema: Marketing Global e Outros Temas

 

Abrir
Arquivo

 
Transferência Tecnológica Para Ampliação de Oportunidades de Negócios Internacionais: O Caso da Eurolls
 

O objetivo geral do estudo relaciona-se com o estudo de caso de uma empresa italiana e a instalação de uma filial brasileira, e, mesmo se considerando a distância entre os dois países (da matriz e da filial), optou-se por uma ação que permitisse o seu alcance e a obtenção de resultados que contribuíssem com o avanço do conhecimento: avaliar como a estratégia de transferência tecnológica influenciou o processo de internacionalização da Eurolls S.p.A.

Pesquisa realizada com caráter descritivo, qualitativo, baseada em estudo de caso com a Eurolls. Os dados foram coletados por meio de questões semiestruturadas e os questionários foram respondidos pela Diretora de Vendas e Marketing da matriz e pelo Engenheiro da filial brasileira. Adicionalmente, foi adotada a técnica de análise de conteúdo, com as seguintes etapas: Préanálise; Exploração do material; Tratamento dos resultados obtidos.

Pesquisadores de Uppsala focalizaram no processo de internacionalização e desenvolveram modelo para escolha de mercados e formas de entrada para se internacionalizar. Dunning fundamentou estudos no desenvolvimento de modelo eclético de empresas, buscando as razões que as empresas investem no estrangeiro considerando a maximização das vantagens competitivas. Para Prahalad e Krishnan, o processo de transferência tecnológica permitiu o desenvolvimento da estratégia de cadeias de suprimento globais.

A transferência tecnológica da matriz para filial brasileira foi importante para o inicio das operações no mercado brasileiro; sendo explicado, em parte, devido à falta de mão de obra especializada no Brasil. Foi percebido que esta escassez dificultaria a criação e desenvolvimento de tecnologias próprias locais capazes de manter a qualidade praticada na Matriz e promover a diferenciação dos produtos e serviços da Eurolls do Brasil perante os concorrentes locais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: