RESUMO
Código: 502
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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O Efeito Framing em Decisão: Um Experimento Com Universitários
 

A configuração da mensagem influencia a escolha da alternativa de solução de um problema, por parte dos alunos de uma Universidade brasileira? Para buscar a resposta a esta questão foi realizada uma pesquisa experimental, que é apresentada neste artigo, com o objetivo principal de verificar a influência da configuração da mensagem no julgamento e decisão por parte dos estudantes de uma Universidade Federal brasileira.

O método escolhido para este estudo foi o experimento, que permite a manipulação de variáveis e fornece maior credibilidade quando comparado à pesquisa não experimental (KERLINGER, 1980, p.123). O experimento contou com a participação de 223 alunos distribuídos entre os dois grupos (A e B) previamente estabelecidos e com designação aleatória. Cada grupo respondeu um teste para medir a variação de preferência nas respostas dos alunos e verificar a presença do framing effect.

A teoria dos prospectos, desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979) demonstrou o efeito framing, que é a base deste estudo. O efeito framing consiste na possibilidade de influenciar a decisão de um indivíduo sem distorcer a informação, apenas fazendo mudanças sutis na estrutura da mensagem. Este efeito tem sido um importante tópico de pesquisa em psicologia do julgamento e tomada de decisão e é um dos assuntos que questionam a racionalidade humana.

A designação aleatória realizada no experimento foi eficaz e conseguiu distribuir os participantes igualitariamente entre os grupos, evitando a presença de variáveis estranhas. Foi possível observar que, com um nível de significância de 10%, os alunos do curso de Administração e Ciências Contábeis foram sensíveis ao efeito framing, isto é, a alteração na forma de apresentar as alternativas de um problema pode alterar a escolha de quem decide.

Este estudo permitiu a visualização de novas perspectivas para a pesquisa experimental no campo da administração. Como fruto da pesquisa, parece recomendável uma reflexão sobre a viabilidade de inclusão, na grade dos cursos de Administração de Empresas, de algumas disciplinas voltadas à análise de decisão. Assim, provavelmente os alunos conheceriam os vieses que interferem na decisão e a partir desse conhecimento poderiam minimizar seus efeitos em atividades profissionais.

 

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