RESUMO
Código: 504
Tema: Cultura e Aspectos Humanos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Economia Sustentável: Uma Inovação Possível? Como?
 

ESTE ENSAIO PRETENDE APRESENTAR AS RAZÕES PELAS QUAIS A ATUAL CONDIÇÃO DA SOCIEDADE BATE DE FRENTE COM OS PRINCÍPIOS DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. EM SEGUIDA, DISCUTE-SE, TENDO COMO BASE A TEORIA DOS SISTEMAS FUNCIONAIS DE LUHMANN (1989; 2009), QUAIS MUDANÇAS SERIAM NECESSÁRIAS E COMO PODERIAM OCORRER PARA QUE OS SISTEMAS ALCANÇASSEM A CONDIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE.

ESTE TRABALHO CARACTERIZA-SE POR SER QUALITATIVO, TEÓRICO, EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO. DENTRE AS PERSPECTIVAS DE PESQUISA QUALITATIVA EXISTENTES, A ADOTADA PARA ELABORAÇÃO DO ESTUDO CARACTERIZA-SE PELA TENTATIVA DE RECONSTRUIR ESTRUTURAS PROFUNDAS QUE GERAM AÇÃO E SIGNIFICADO. NA PERSPECTIVA TEÓRICA, PROPÕE UMA VISÃO ALTERNATIVA PARA SE APROXIMAR DA ECONOMIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE EXPLORAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS E REFERÊNCIAS QUE BUSCAM CONHECER O FENÔMENO A PARTIR DE SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.

O ATUAL SISTEMA CAPITALISTA, QUE IMPÕE UMA ALTA CONCORRÊNCIA MERCADOLÓGICA E ALIENA-SE EM UMA COMPETITIVIDADE QUE EXALTA A LÓGICA DOS PREÇOS, EM DETRIMENTO DE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS, LEVA À CONSEQUENTE SALIÊNCIA ECONÔMICA - QUE DIFUNDE A UTILIZAÇÃO BINÁRIA PAGAR/NÃO PAGAR - MINIMIZANDO A IMPORTÂNCIA DOS OUTROS SISTEMAS, GERANDO UM DESEQUILÍBRIO E NÃO O EQUILÍBRIO COM OS DEMAIS PILARES DA SUSTENTABILIDADE.

A RESSONÂNCIA DAS QUESTÕES SUSTENTÁVEIS É POSSÍVEL SOMENTE QUANDO O SISTEMA ECONÔMICO É EXPOSTO A PERIGOS ECOLÓGICOS, QUE AMEACEM SUA MANUTENÇÃO. ENTRETANTO, ACREDITA-SE QUE NÃO É NECESSÁRIO ESPERAR POR TAL SITUAÇÃO, POIS ELA ACARRETARÁ PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS A TODOS OS SISTEMAS ENVOLVIDOS, PORTANTO O SISTEMA ECONÔMICO DEVERÁ SER MODIFICADO, ALTERANDO O ATUAL ENTENDIMENTO DA ECONOMIA (OTIMIZAÇÃO DE RIQUEZA) PARA UM PENSAMENTO UNIFORME ENTRE O AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICO.

A ECONOMIA SUSTENTÁVEL É POSSÍVEL A PARTIR DO MOMENTO QUE OS SISTEMAS PASSAREM A SE COMUNICAR MELHOR, A FIM DE GERAR RESSONÂNCIA DAS NECESSIDADES DE TODOS ESTES SISTEMAS, PARA QUE NÃO APENAS OS INTERESSES ECONÔMICOS SEJAM CONSIDERADOS. SALIENTA-SE QUE AS MUDANÇAS DEVEM OCORRER PRINCIPALMENTE NO SISTEMA ECONÔMICO, POIS ESTE AINDA NÃO RECONHECE AS PECULIARIDADES DOS DEMAIS SISTEMAS, SE FECHANDO EM SI PRÓPRIO. ESSE SISTEMA NÃO DEVE PRIORIZAR GANHOS MONETÁRIOS, MAS SIM A GERAÇÃO DE RIQUEZA.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: