RESUMO
Código: 507
Tema: Estrutura de Capital, Governança e Política de Dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Os Reflexos das Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa no Valor de Mercado das Empresas
 

Os mecanismos de governança corporativa têm como principal finalidade reduzir a assimetria de informação existente nos mercados de capitais, que representa um risco sistemático que é precificado em alguns mercados. Nesse sentido, tendo em vista a escassez de estudos com este foco, este trabalho teve o objetivo de verificar se as práticas diferenciadas de governança corporativa das empresas listadas na BM&FBOVESPA possuem relevância na explicação das variações do seu valor de mercado.

Para sua realização foi estabelecida uma amostra composta pelas empresas integrantes do Índice Brasil (IBrX) nos exercícios sociais de 2010 a 2012. Assim, foram coletadas as informações sobre as práticas de governança corporativa e os valores de mercado de 73 empresas que estiveram no IBrX durante esses três anos. Com isso, foi estimada uma regressão linear múltipla para averiguar os reflexos dessas práticas no valor das firmas.

Para sustentar suas análises, este estudo se apoiou em uma revisão de literatura acerca do value relevance da informação financeira. Essa literatura investiga se determinado valor proporciona maior poder informacional aos investidores em relação às informações disponíveis sobre uma firma. Sendo assim, relaciona-se o estudo do value relevance às práticas de governança corporativa das empresas.

Em seus resultados, observou-se que 6 das 13 práticas de governança corporativa apresentam reflexos significativos sobre o valor de mercado das empresas, sendo o esforço de dispersão acionária, a limitação de voto inferior a 5% do capital, o mínimo de 5 membros no conselho, a tradução das demonstrações financeiras para o inglês, a oferta pública de aquisição de ações no mínimo pelo valor econômico e a adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado.

As principais contribuições deste estudo consistem na identificação da relevância de algumas práticas de governança sobre os preços das ações das companhias analisadas, durante o período investigado, especialmente no que concerne ao esforço de dispersão acionária, à limitação de voto e ao mínimo de 5 membros no conselho, que apresentaram reflexos negativos e significantes sobre o valor das empresas, o que pode revelar a fragilidade dessas práticas ou, ainda, que elas sofrem influência do mercado

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: