RESUMO
Código: 508
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

Abrir
Arquivo

 
A Relação do Porte Na Adoção de Práticas de Gestão Para A Sustentabilidade em Empresas do Setor Mineral
 

O setor mineral possui inúmeros desafios no que se refere à incorporação da sustentabilidade nas estratégias e operações da indústria, tendo em vista a sua natureza extrativa e os inúmeros impactos sociais e ambientais relacionados a esta atividade produtiva. Desse modo, este estudo possui como objetivo analisar a adoção de práticas de gestão para a sustentabilidade e a relação com o porte em empresas do setor mineral brasileiro.

O estudo caracteriza-se como descritivo, quantitativo e foi conduzido por meio de um survey com empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado, validado por especialistas das áreas de inovação e sustentabilidade. Obteve-se um retorno de 51 questionários, representando 19,61 % da população pesquisada. Os dados foram analisados por meio de análise univariada e bivariada.

As práticas de gestão para a sustentabilidade foram analisadas com base no framework desenvolvido pelo International Council on Mining and Metals (ICMM, 2008). Por sua vez, o porte das empresas pode estar relacionado a adoção de práticas sustentáveis, tendo um efeito significativo sobre o grau de pró-atividade em relação à sustentabilidade, de modo que as grandes organizações, podem ser mais propensas a adotar práticas ambientais pró-ativas (ARAGÓN-CORREA, 1998; BUYSSE E VERBEKE, 2003).

A hipótese central que orientou a consecução dos resultados da pesquisa de que o porte das empresas está relacionado com a adoção de práticas de gestão para a sustentabilidade em empresas do setor mineral brasileiro, foi corroborada tendo em vista que foram encontradas relações entre as práticas de gestão e o porte empresarial, e também foram evidenciadas diferenças em algumas práticas quando considerado o porte empresarial.

O estudo apresenta evidências do comportamento das empresas do setor mineral brasileiro em relação à gestão para a sustentabilidade e o porte empresarial, identificando elementos importantes para o desenvolvimento dessa área de conhecimento. Os resultados do estudo contribuem para a comunidade acadêmica e para a sociedade na medida em que ampliam a discussão e trazem análises aplicadas acerca da realidade das empresas do setor no Brasil no que se refere a gestão para a sustentabilidade.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: