O MBA é considerado um dos programas formais mais populares para os indivíduos que querem desenvolver e/ou melhorar suas habilidades de gestão. Apesar deste reconhecimento, ele é alvo de críticas. Uma delas é a incapacidade de seus alunos em transferir os conhecimentos obtidos no curso para o trabalho. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a produção internacional sobre transferência de aprendizagem dos conhecimentos e habilidades adquiridos nos MBAs para o trabalho.
O presente trabalho é uma revisão da literatura internacional, na qual primeiramente buscou-se identificar artigos publicados sobre o tema transferência de aprendizagem em programas de MBA. Partindo-se em seguida para a leitura cuidadosa e analítica dos mesmos, tornando possível agrupá-los em torno de algumas temáticas que levassem ao cumprimento do objetivo inicialmente proposto.
A transferência de aprendizagem envolve a aplicação dos conhecimentos obtidos no ambiente de um curso para o contexto do trabalho, melhorando o desempenho do indivíduo. O MBA é destinado ao desenvolvimento de competências profissionais genéricas, aplicáveis a diferentes contextos organizacionais. Em função de suas principais características (duração, público-alvo e objetivos),o MBA oferece oportunidades para o estudo da transferência de aprendizagem, conforme modelos apresentados no artigo.
Os dois modelos presentes na literatura internacional Cheng (2000) e Pham (2010) trazem contribuições efetivas para o entendimento da transferência de aprendizagem em MBAs ao se aprofundarem nos fatores subjacentes a esse fenômeno. Nesses modelos, o papel exercido pelo indivíduo como agente da transferência é reforçado. O modelo de Pham (2010) traz contribuições para o tema, ao destacar a importância da aplicação dos princípios construtivistas e o estabelecimento das estratégias de transferência
A transferência de aprendizagem é um fenômeno que desperta o interesse dos acadêmicos e dos responsáveis por ações educacionais nas organizações. Tendo em vista a inexistência de pesquisas empíricas, que testaram a transferência de aprendizagem em programas de MBA no Brasil, a presente revisão da literatura, se constitui numa contribuição, ao reunir e comparar o conhecimento disperso em várias fontes, identificar novas especializações e áreas de interesse e sugerir esforços de pesquisas futuras.
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