RESUMO
Código: 514
Tema: Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação do Método Ahp em Decisões Organizacionais: O Caso Pddt do Governo de São Paulo.
 

O presente estudo investiga os resultados da aplicação do método de seleção de projetos Analytic Hierarchy Process (AHP) no âmbito da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, quando da realização do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes (PDDT) para o período 2000-2020. O objetivo é avaliar de que maneira o uso do AHP contribuiu para o processo de análise e tomada de decisão no contexto do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes do Governo do Estado de São Paulo.

O presente estudo é caracterizado como um estudo exploratório com base em um estudo de caso, que busca avaliar o processo de utilização da metodologia AHP no contexto decisório do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes da Secretaria de Transportes do Governo do Estado de São Paulo. O processo de desenvolvimento da pesquisa envolveu entrevista semiestruturada com sujeitos envolvidos no desenvolvimento do projeto PDDT Vivo 2000-2020. Foram entrevistadas três pessoas da equipe do projeto.

A Teoria da Decisão, de acordo com Berger (1985) se preocupa com o problema da tomada de decisões e as escolhas de ações dentre um amplo conjunto de opções a disposição do decisor. Para Shimizu (2001), o processo de decisão em uma empresa ou organização deve ser estruturado e resolvido de modo formal, detalhado, consistente e transparente. O método de análise hierárquica tem sido utilizado para selecionar projetos e auxiliar organizações no processo de tomada de decisões em grupo (SAATY, 1989).

Os resultados mostraram que, apesar de não ter sido utilizado plenamente, o uso do AHP foi útil no processo de configuração do problema e na identificação de alternativas. O AHP permitiu uma interação maior entre os participantes do processo decisório e um reforço nos argumentos para fins de validação da escolha junto à cúpula decisória. AHP não auxilia na construção de alternativas e implantação da decisão, o que aponta para a necessidade do uso de outros instrumentos pós-decisão.

Os resultados são relevantes para mostrar como processos de decisão estruturados podem ser úteis em contextos de elevada complexidade e para ambientes decisórios de organizações públicas. A partir dos achados apresentados recomendam-se trabalhos futuros que possam considerar o estudo de mais de uma organização, a comparação dos resultados entre organizações publicas e privadas, com emprego de outras metodologias, como estudos de casos múltiplos, grupos focais ou metodologias experimentais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: