RESUMO
Código: 519
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Que Determinam A Escolha de Uma Franquia Por Potenciais Franqueados
 

Esta pesquisa busca analisar o mercado de franquia pela ótica do indivíduo (potencial franqueado) que quer empreender através do modelo de negócio franquia, e apresenta a seguinte pergunta-problema: Quais os fatores que determinam a escolha de uma franquia por um potencial franqueado? Os objetivos específicos desta pesquisa são o de hierarquizar estes fatores pelo seu grau de importância e analisar as correlações existentes entre estes.

Pesquisa bibliográfica como dados secundários e pesquisa quantitativa tipo survey para coleta dos dados primários. Os dados primários foram coletados através da aplicação de questionário em dois grupos diferentes, um via web (235 respostas) e outra presencial (30 respostas). O questionário aplicado foi dividido em três grupos. O primeiro com uma única pergunta dicotômica, o segundo grupo composto por 18 afirmativas em escala likert, e o terceiro por perguntas qualificadoras de múltipla escolha

Esta pesquisa buscou suporte em trabalho de revisão bibliográfica efetuado por Combs et al (2011) e em revisão das pesquisas realizadas no Brasil que tiveram como base a análise do mercado pela ótica do franqueado. Buscou-se aplicar as principais teorias estudadas no modelo de negócio franquia (teoria da agência e teoria de recursos escassos) na análise dos principais fatores que levam um potencial franqueado a escolher por determinada franquia quando opta empreender através deste modelo

Fica evidente a importância da questão financeira (investimento e retorno) e do suporte (geral) na visão do potencial franqueado. Este resultado pode ser analisado com a aplicação da teoria de recursos escassos, mostrando que o individuo que busca empreender através deste arranjo de negócio busca um investimento com baixo risco e bom retorno, além de amplo suporte na operação, suprindo assim uma possível restrição de recursos financeiros e intelectuais

Esta pesquisa trouxe um novo ângulo de análise nas pesquisas sobre franquia no Brasil. Pouquíssimas pesquisas analisaram o mercado pela ótica do franqueado e um número menor ainda buscou analisar os fatores que fazem um indivíduo optar por determinada franquia. Com o crescimento deste mercado e o aumento da concorrência, a pesquisa deste grupo de empreendedores (franqueados) ganha relevância e importância, seja pelo seu aspecto econômico ou pelo aspecto social

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: