RESUMO
Código: 520
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
Um Modelo Conceitual Para Desenvolver Relacionamentos em Cadeias de Suprimentos
 

Buscar subsídios na literatura de cadeias de suprimentos, canais de distribuição e marketing de relacionamento para preencher as lacunas em relação aos relacionamentos na cadeia de suprimentos. • Descrever os pressupostos para o desenvolvimento de relacionamentos inter e intra-organizacionais em cadeias; • Apresentar hipóteses para avaliar o desenvolvimento de relacionamentos em cadeias; • Propor modelo conceitual que auxilie tomadores de decisão no processo de desenvolvimento de cadeias.

Pesquisa exploratória bibliográfica e hipotética. A pesquisa bibliográfica baseou-se nos principais periódicos de cadeias de suprimentos e marketing de relacionamento dividida em: Cadeias de Suprimentos e Canais de Marketing, Marketing de Relacionamento, Simples Transações e Relacionamentos e Redes. As questões hipotéticas apresentadas foram sintetizadas a partir da revisão bibliográfica. O modelo propõe, hipoteticamente, meios de desenvolver relacionamentos em cadeias de suprimentos.

As definições de Larsen (1999), “gestão da cadeia de suprimentos é o gerenciamento de relações ao longo do canal de distribuição entre todos os vendedores e compradores, para entregar valor superior a um menor custo total no sistema como um todo” e de Morgan & Hunt (1994) de marketing de relacionamento foram adotadas. O desenvolvimento de relacionamentos em cadeias cria alianças entre os atores, dando-lhes maior poder competitivo (Nickels e Wood, 1999).

O presente trabalho realizou uma revisão na literatura de negócios inteorganizacionais, mais especificamente debruçando-se sobre aspectos de cadeias de suprimentos e os mecanismos para desenvolver relacionamento nestas. O marketing de relacionamento e seus pressupostos forneceram o arcabouço teórico para o desenvolvimento das questões e do modelo conceitual proposto no artigo.

Teórica é a stematização da literatura nos tópicos abordados. Prática as questões podem ser um importante instrumento na formação e desenvolvimento da cadeia, pois focam em pontos significativos e podem servir como um conjunto de procedimentos a serem seguidos na formação de cadeia e consolidação visando aumentar a competitividade da cadeia. Outro fator a conscientização dos gestores das cadeias de suprimentos em relação a formação, desenvolvimento e consolidação de uma rede de suprimentos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: