Novas competências – societais - capazes de sustentar os modelos gerenciais sob os impactos promovidos pela sustentabilidade tem sido exigidas das organizações, destacando-se aqui as instituições públicas hospitalares. Como objetivo geral esta pesquisa procura entender como os gestores dessas organizações compreendem a sustentabilidade e vem se preparando, em termos de suas competências societais, para atuarem levando em consideração demandas de sustentabilidade
Foi realizado um estudo qualitativo que buscou, o entendimento do significado que as pessoas constroem acerca dos mundos sociais que vivenciam a partir de suas experiências. Como estratégia de coleta de dados foram realizadas entrevistas com um grupo de cinco gerentes administrativos, tendo como critério de seleção os profissionais com maior contato com os “stakeholders”; procurando examinar a conexão entre as competências que mobilizam e as exigências de cumprimento de metas de sustentabilidade
Esta organizada em torno da noção de desenvolvimento sustentável proposta pelo Relatório de Brundtland e da noção de competência trazida por uma literatura interpretativista acerca do tema. Explora-se ainda o conceito de competências societais, considerado fundamental quando se quer articular as noções anteriormente apresentadas
Observou-se que a instituição pública hospitalar pesquisada está desconectada das premissas e dos impactos proporcionados pelas exigências de uma gestão sustentável. Apenas a dimensão econômica possui maior representatividade. Existe uma grande dificuldade por parte dos gestores em entender os conceitos e a abrangência da sustentabilidade. Estas instituições tem um longo caminho para compreender e adaptar seus processos e colaboradores às necessidades dos conceitos de uma gestão sustentável
O presente estudo pretende contribuir com a compreensão do comportamento, impacto e as conexões entre a as demandas de sustentabilidade e as necessidades de adaptação, por parte de Instituições com características hospitalar e pública, de seus modelos de competência com vistas a um preparo por parte de seus gestores para estarem capacitados para responderem adequadamente à essa natureza de preocupação
|