RESUMO
Código: 537
Tema: Simbolismos, Cultura e Identidades Organizacionais

 

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A Interação de Culturas Organizacionais e Seus Desdobramentos em Projetos de Consultoria: Um Estudo de Caso
 

Este estudo tem como objetivos (a) identificar traços das culturas organizacionais da empresa de consultoria e da empresa cliente envolvidas em um projeto, (b) comparar esses principais traços, identificando os principais pontos em comum e divergências entre as duas culturas e (c) analisar os possíveis impactos, sejam positivos ou negativos, que a interação entre as culturas acarretou no desempenho do projeto.

A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, utilizou a estratégia de estudo de caso para analisar um projeto de consultoria envolvendo uma empresa cliente, do ramo de construção civil, e uma consultoria do ramo de tecnologia. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com três pessoas da empresa cliente e três pessoas da consultoria. O roteiro de entrevista foi construído com base na literatura, incluindo o Organizational Culture Assessment Instrument, proposto por Cameron e Quinn (2011).

A fundamentação teórica foi construída a partir da literatura sobre cultura organizacional, incluindo o conceito, metodologias de diagnóstico e choque de culturas, e sobre consultoria em gestão, com destaque para os fatores de sucesso do projeto. É apresentado em maior detalhe o modelo Competing Values Framework (CAMERON; QUINN, 2011), que apresenta uma tipologia de culturas organizacionais: hierarquia (controle), mercado (competição), clã (colaboração) e adhocracia (criação).

As semelhanças identificadas entre as culturas da empresa consultoria e do cliente (ênfase no alcance de metas e resultados e o alto nível comprometimento dos funcionários) foram percebidas como fatores condicionantes do sucesso do projeto. Por outro lado, diferenças significativas na cultura das empresas analisadas (valorização do capital humano e trabalho em equipe) foram relacionadas a problemas na dinâmica do projeto.

Os resultados denotam a importância da consideração da cultura organizacional das empresas de consultoria e do cliente para o sucesso do projeto, de forma a possibilitar a antecipação de possíveis atritos e a condução de ações que visem potencializar os benefícios decorrentes das semelhanças e lidar com as eventuais dificuldades decorrentes das diferenças.

 

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