RESUMO
Código: 54
Tema: Gestão de Riscos, Crises e Derivativos

 

Abrir
Arquivo

 
Negociação de Opções e Impacto Na Volatilidade dos Preços A Vista: Uma Análise das Ações da Vale S.a.
 

O presente estudo teve por objetivo analisar o impacto das negociações de calls da VALE S.A. sobre a volatilidade dos preços no mercado spot, no período entre 2010 e 2013, avaliando também a existência do efeito dia do vencimento.

O estudo utilizou dois métodos de análise. Em primeiro lugar, foi conduzida a estimação da volatilidade a partir de um modelo TARCH (Threshold Autoregressive Conditional Heteroskedasticity). Em segundo lugar, foi realizado um teste de causalidade de Granger entre o componente não esperado do volume negociado de contratos de opções e a volatilidade dos preços a vista das ações.

A literatura de finanças tem avaliado a influência dos derivativos sobre os preços dos ativos. Três correntes teóricas divergem nas avaliações, considerando que tais papéis: i) aumentam a volatilidade dos preços a vista, dado que viabilizam a chegada de uma maior quantidade de informações ao mercado spot; ii) atraem especuladores dotados de poucas informações, o que contribui na desestabilização das cotações a vista; iii) reduzem as oscilações dos preços spot ao elevar a eficiência dos mercados.

Observou-se um aumento estatisticamente significativo da volatilidade no período que antecede a maturidade das calls. Os testes de causalidade mostraram que o componente não esperado dos negócios Granger causa a volatilidade, não sendo marginal a intensidade de tal relação, como indicou a análise de decomposição da variância do erro de previsão. Neste sentido, é possível concluir que existem indícios de que a negociação das calls desestabilizou as cotações spot no período de análise.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: