RESUMO
Código: 55
Tema: Abordagem Institucional

 

Abrir
Arquivo

 
As Universidades Ainda São Sistemas Frouxamente Articulados? Procurando Respostas Na Literatura
 

Historicamente, o conceito de Sistemas Frouxamente Articulados esteve associado às universidades. Contudo, autores têm colocado o seu uso em cheque. A justificativa para isso é que essas organizações estão inseridas em um contexto dominado por influências gerencialistas e de regulação, e isso viria a enfraquecer o conceito. Diante disso, o artigo tem o objetivo de discutir a ideia de Sistemas Frouxamente Articulados e sua associação com as universidades.

Foi feita uma revisão de literatura onde se procurou aspectos de Sistemas Frouxamente Articulados nas pesquisas organizacionais nacionais e internacionais sobre universidades, desde a década de 90.

O artigo trabalha o conceito de Sistemas Frouxamente Articulados associado a instituições educacionais por meio dos trabalhos de Karl Weick e de autores ligados à corrente do Neo-Institucionalismo Organizacional como John Meyer e Brian Rowan.

A revisão de literatura permite concluir que, mesmo diante de visões que defendam que as universidades encontram-se inseridas em um ambiente que estimula o emprego de práticas gerenciais, na realidade, o que se nota é que o conceito de Sistemas Frouxamente Articulados ainda mostra-se condizente com o modo de funcionamento dessas instituições. Vários são os trabalhos que apontam características organizacionais nas universidades que condizem com o conceito de Sistemas Frouxamente Articulados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: