RESUMO
Código: 550
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Aprendizagem A Distância: Um Estudo à Luz da Abordagem Construtivista
 

Este estudo de caso qualitativo objetivou identificar e analisar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem de alunos do curso de bacharelado a distância em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

O campo empírico é formado por alunos do curso de Graduação em Administração Pública da UFVJM do Polo de Águas Formosas – MG. Os dados foram obtidos por meio de depoimentos dos alunos em fóruns propostos na plataforma Moodle. Foram obtidos depoimentos de 27, 31, 26 e 23 alunos em cada fórum. Os dados foram analisados em consonância com a proposta da análise de conteúdo, identificando-se categorias comuns a cada depoimento que, agrupadas, foram analisadas à luz do referencial teórico.

O embasamento teórico deste trabalho está suportado em autores que abordam o processo de aprendizagem na perspectiva construtivista (KOLB, 1976; JARVIS, 1987; MEZIROW, 1991; CANDY, 1991; LAVE; WENGER, 1991; GHERARDI, NICOLINI; ODELA, 1998; MATURANA; VARELA, 2003).

Destaca-se, na visão dos alunos, que a leitura é a principal estratégia para a aprendizagem e a internet o principal meio para o acesso às informações. Ademais, as interações com colegas de curso e com os presentes nos demais espaços sociais dos graduandos, com destaque para o ambiente de trabalho, foram citadas como fundamentais para o desencadeamento de reflexões sobre a dualidade teoria-prática suscitando em ressignificações da realidade.

Os depoimentos ampliaram fortemente a compreensão da aprendizagem no campo específico do EaD, sendo identificada a grande relevância dada ao investimento em tecnologia da inovação e seu uso a contento, indicado como principal gargalo à interação professor-aluno. Destacamos ainda a necessidade de uma postura de orientador do professor, concatenação e estruturação de material adotado, e a importância dada pelos alunos à experiência prática na Administração Pública.

 

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