Num cenário em que, na maioria das vezes, as MPE têm apresentado certas dificuldades que envolvem obstáculos na obtenção de melhores preços e vantagens e enfrentam constrangimento no acesso bancário elaborou-se estudo com objetivo geral de mapear o relacionamento das MPE da região Nordeste para com os bancos brasileiros.
Quanto ao método a presente pesquisa classifica-se como quantitativa (RICHARDSON, 1999) e quanto ao tipo como descritiva (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007). O universo da pesquisa consistiu nas MPE da região nordeste. Tendo em vista a população definida para esta pesquisa ser muito grande decidiu-se trabalhar com a amostra. O procedimento selecionado foi amostragem aleatória simples que resultou numa amostra de 383 empresas.
Buscando fundamentar o presente estudo, dividiu-se a fundamentação teórica em três subseções elaboradas com base em autores renomados em cada assunto. Inicia-se fazendo um breve relato sobre o cenário das MPE na economia Brasileira. Na subseção seguinte se aborda sobre o relacionamento bancário e ao final desta seção se apresenta a relação dos bancos com as MPE.
Em um balanço geral, conclui-se que as MPE no Nordeste necessitam de produtos de curto prazo, como financiamento a capital de giro, produtos estes que ainda prevalecem sobre os produtos de longo prazo; os serviços on line são prioritários no portfólio de necessidades das MPE para com os bancos, indicando que tecnologia da informação é fator indispensável para a competitividade desses; e a realidade da necessidade financeira das MPE ainda está na faixa de até R$100 mil para com os bancos.
Vários estudos (OLIVEIRA; FORTE, 2012; OLIVEIRA; SILVA; ARAÚJO, 2012; MINTZBERG; QUINN, 2011) ressaltam a importância de se ampliar o conhecimento na atuação desses segmentos de mercado, não só por fazerem parte dos principais pilares de sustentação da economia brasileira, mas também pelo forte desempenho social. Espera-se que estes resultados possam contribuir com informações que levem ao desenvolvimento de ações que possibilitem melhor relacionamento dos bancos brasileiros para com as MPE.
|