RESUMO
Código: 564
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Ensino e Pesquisa em Administração: Um Novo Olhar Sobre A Sustentabilidade
 

Analisar como a sustentabilidade está inserida nos Programas de Pós-graduação em Administração, no Brasil. Os objetivos específicos se voltam para: a) identificar nos programas de ensino de Pós-Graduação em Administração, na modalidade Stricto Sensu, disciplinas sobre a sustentabilidade; b) examinar estas disciplinas quanto conteúdo das ementas; e c) sistematizar o conhecimento sobre a sustentabilidade quanto ao nome das disciplinas e os conteúdos das ementas, nos respectivos programas.

Estando a literatura em desenvolvimento, o estudo foi exploratório, indutivo, com método qualitativo. A técnica de análise documental foi adotada para identificar as disciplinas e as ementas voltadas para a sustentabilidade, nos Programas de Pós-graduação em Administração, Stricto Sensu com avaliação igual ou superior à nota 4. A técnica de análise de conteúdo foi adotada para definir as unidades de significados e categorizar os dados das disciplinas e das ementas.

O entendimento teórico considerou que a sustentabilidade propõe um novo olhar sobre o modus operandi da sociedade. Este novo olhar corresponde ao Antropoceno, conforme delineia Sachs (2004), e gesta um período no qual as atenções e preocupações para com o desenvolvimento humano ultrapassam a lógica da produção e do consumo. A compreensão deste período é compartilhada por Giddens (2010), Zalasiewicz, Williams, Steffen e Crutzien (2010), e Renn (2012), entre outros.

Os resultados evidenciam que 71 disciplinas constam em 26 programas das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Em sua maioria, apesar de fazer referências à sustentabilidade, as disciplinas e as ementas ainda não refletem, integralmente, o novo olhar que ora se apresenta como o Antropoceno. Nos títulos das disciplinas predomina Gestão Ambiental. Os conteúdos das ementas se mostram esparsos. Aqui percebe-se a evidente tentativa de inserir a temática da sustentabilidade nos conteúdos disciplinares.

A contribuição do trabalho é inicial: uma primeira abordagem sobre o tema. Mesmo assim, sua contribuição pode ser considerada válida, uma vez que a sustentabilidade é ainda pouco evidente em estudos voltados para o ensino da pós-graduação brasileira, em administração. Considera-se, desta maneira, oportuna sua continuidade. Ampliar o foco, os métodos e as técnicas de estudo pressupõem, inclusive, o delineamento de uma agenda de pesquisa sobre o ensino da sustentabilidade, no Brasil.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: