Investigar as práticas de evidenciação do Ajuste a Valor Presente, empregado nas demonstrações financeiras do exercício de 2010 das empresas do segmento de Construção Civil, setor de Construção e Transporte, listadas na BM&FBOVESPA, no que tange as orientações do CPC 12.
Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, com procedimento de pesquisa documental e abordagem qualitativa. O estudo foi aplicado em 19 sociedades anônimas de capital aberto que negociam suas ações na bolsa de valores e participam dos diferentes níveis de governança corporativa que publicaram seus relatórios financeiros anuais referentes ao exercício 2010 e que evidenciaram o ajuste a valor presente nesse período.
Em 05 de dezembro de 2008 o CPC publicou o Pronunciamento Técnico n° 12 Ajuste a Valor Presente (AVP), com o “objetivo de estabelecer os requisitos básicos a serem observados quando da apuração do Ajuste a Valor Presente de elementos do ativo e do passivo quando da elaboração de demonstrações contábeis, dirimindo algumas questões controversas advindas de tal procedimento” (CPC, 2008).
Conclui-se mesmo havendo limitações ao estudo, que as empresas do segmento de construção civil listadas na BM&FBOVESPA no que se refere às demonstrações contábeis do exercício de 2010, não observaram em sua totalidade o que estabelece o CPC 12 quanto às formas de evidenciação do ajuste a valor presente. Ressalta-se que alguns quesitos foram devidamente atendidos pelas empresas, enquanto outros, não foram publicados por grande parte das empresas.
Verificar a adoção das normas internacionais, contribuindo para a transparência das demonstrações contábeis, especialmente do setor de construção civil por possuir características diferenciadas.
|