RESUMO
Código: 568
Tema: A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

 

Abrir
Arquivo

 
Empreendedorismo Individual: Motivos da Informalidade
 

Para tirar mais de 10 milhões de brasileiros da informalidade, o governo criou uma nova figura jurídica, o Empreendedor Individual. Apesar de Fortaleza-CE figurar entre os municípios com maior número de inscrições no decorrer do ano de 2011, com 26.696 inscrições, ainda é alto o número de empreendedores na informalidade. Nesse contexto, definiu-se como objetivo geral identificar os motivos da não formalização dos microempreendedores individuais do município de Fortaleza/CE

A metodologia adotada consistiu em pesquisa teórico-bibliográfica, descritiva e quantitativa. A população é formada por empreendedores individuais informais do município de Fortaleza/CE. A amostra foi selecionada por acessibilidade. Um formulário foi aplicado pessoalmente, no período de 01 de março a 25 de maio de 2012. Foram abordados mais de 200 microempreendedores, no entanto, apenas 60 se dispuseram a participar da pesquisa.

Buscando fundamentar teoricamente a pesquisa foram abordados os temas Empreendedorismo e Empreendedor Individual. O foco foi na identificação dos motivos listados na literatura que resultam na informalidade dos empreendedores individuais, buscando assim também subsidiar a elaboração do formulário de pesquisa.

Conclui-se que, dentre os motivos listados na literatura da informalidade dos empreendedores individuas, os respondentes do município de Fortaleza/CE destacaram, dentre outros, a falta de orientação de órgãos públicos; o custo elevado para dar baixo no registro; a falta de apoio dos contadores; a dificuldade na concessão de empréstimos e a cobrança de taxas que eles julgam indevidas.

Por se tratar de um tema recente, praticamente não existe pesquisa de natureza acadêmica. Destaca-se também a relevância social da presente pesquisa, uma vez que aborda um assunto de grande interesse da sociedade e do governo que é a identificação dos motivos da informalidade dos empreendedores individuais, ou seja, acredita-se que os resultados desta possam contribuir com os órgãos públicos na elaboração de estratégias para reduzir o número de empreendedores informais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: