RESUMO
Código: 569
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Facilitadores e Inibidores Às Práticas de Gestão do Conhecimento em Uma Grande Empresa Brasileira do Setor Industrial
 

Nas últimas décadas, o estudo das organizações tem destacado a importância da gestão do conhecimento para as organizações em busca de alcance de melhores resultados em um cenário cada vez mais competitivo. Diante disso, este estudo buscou aprofundar a investigação sobre gestão do conhecimento, tendo como principal objetivo estudar a influência dos fatores inibidores e dos fatores facilitadores à disseminação do conhecimento no processo de gestão do conhecimento em uma grande organização.

Buscando atender este objetivo, este estudo utilizou a abordagem de pesquisa qualitativa, a estratégia do estudo de caso, tendo como unidade de análise uma grande organização industrial nacional, existente há mais de 90 anos. As estratégias de coleta de dados, baseadas em pesquisas documental e empírica com entrevistas semi-estruturadas em profundidade, foram utilizadas para levantamento de dados. Como estratégia de tratamento dos dados utilizou-se a análise documental e a análise de conteúdo.

Pela gestão do conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel das pessoas na criação de estratégias competitivas. O conhecimento consiste em ativos individuas e coletivos e deve ser construído alinhado aos objetivos organizacionais. Esse processo é imbricado por fatores inibidores que podem dificultar ou impedir o compartilhamento ou a gestão do conhecimento e por fatores facilitadores que contribuem para o sucesso do processo de criação, disseminação e utilização do conhecimento.

Os resultados demonstraram que os fatores inibidores, que dificultam o processo de criação, transmissão e apropriação do conhecimento, em qualquer nível, devem ser tratados como desafios a serem enfrentados para que se consiga alcançar resultados satisfatórios na trajetória da gestão do conhecimento. Ao mesmo tempo, os fatores identificados como facilitadores, aqueles que contribuem para com o processo de gestão do conhecimento, devem ser desenvolvidos, estimulados e incentivados pelos gestores.

O estudo apresenta como contribuição um aprofundamento dos estudos da gestão do conhecimento, identificando a presença de fatores que inibem bem como de fatores que facilitam o processo, contribuindo com o avanço dos estudos sobre o tema, bem como com as organizações que, inseridas em um contexto de alta competição, buscam intensificar suas vantagens competitivas e o conhecimento, como ativo intangível, apresenta-se como um elemento que contribui para o desenvolvimento de tais vantagens.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: