RESUMO
Código: 577
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Análise dos Vínculos de Comprometimento e Entrincheiramento Com A Carreira de Enfermeiros Hospitalares no Rio Grande do Sul
 

Os vínculos com carreira caracterizam atitudes adotadas pelos indivíduos, configurando comportamentos distintos com impactos significativos. A análise em hospitais parece ser apropriada, pois estes apresentam grandes avanços, aspectos que os tornam dinâmicos. Logo, tem-se como objetivo geral analisar a predominância dos tipos de vínculos com a carreira, dos Enfermeiros hospitalares no RS. E, como objetivos específicos: Identificar o nível destes e relaciona-los com a carreira de enfermeiros.

Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva, explicativa com abordagem quantitativa, realizado em Santa Maria e Santa Cruz do Sul/RS. A população foi constituída por enfermeiros de hospitais públicos e privados. Para a coleta de dados utilizou-se questionário composto por dados sócio demográficos, ocupacionais e itens que avaliam os vínculos com a carreira. Os dados foram analisados com o auxilio de softwares.

Os conceitos que tratam dos vínculos com a carreira apresentam divergência, no entanto, são complementares o que pode gerar contribuições para este campo de estudo. Logo, o presente estudo ampara-se no modelo de Comprometimento com a carreira de Carson e Bedeian (1994), de Comprometimento ocupacional de Blau (1985) e de Entrincheiramento com carreira de Carson et al. (1995) com intuito de analisar qual o vínculo predominante entre os enfermeiros hospitalares no RS.

Conclui-se que entre os enfermeiros pesquisados o Comprometimento com a carreira foi o vínculo predominante, revelando-se o estabelecimento de uma ligação mais afetiva com a profissão, caracterizando a permanência destes profissionais por meio do engajamento e compromisso. Observou-se também a existência do vínculo instrumental, no qual o profissional permanece por necessidade dos benefícios adquiridos e/ou investimentos feitos na carreira, entretanto não se mostrou significativo no estudo.

Espera-se que a realização desta pesquisa tenha contribuído para o desenvolvimento de novos futuros bem como sirvam de reflexões para gestão e assistência prestada por estes profissionais de modo que novos direcionamentos possam ser concretizados na prática desses profissionais. Para estudos futuros, sugere-se uma investigação com uma amostra ampliada em termos regionais e nacionais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: