RESUMO
Código: 58
Tema: Abordagem Institucional

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Sobre As Práticas Contábeis Divulgadas Por Empresas de Materiais Básicos Antes e Após O Processo de Harmonização das Normas Contábeis Brasileiras
 

Este trabalho tem por objetivo verificar a maneira como determinadas práticas contábeis foram divulgadas pelas empresas de materiais básicos da BM&FBovespa antes e após o processo de harmonização das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais.

A pesquisa caracteriza-se como aplicada, com caráter exploratório e abordagem qualitativa. A técnica análise de conteúdo foi realizada a partir das informações contidas nas demonstrações financeiras padronizadas, divulgadas pelas empresas em 2007 e 2011. A amostra foi composta por 40 empresas de materiais básicos que publicaram as demonstrações financeiras em ambos os anos em análise.

A contabilidade por ser uma ciência social aplicada, reflete em suas práticas os efeitos decorrentes das variações culturais, políticas, históricas, econômicas e sociais de cada país. Nesse sentido, os critérios de reconhecimento e mensuração de um mesmo fato podem comprometer a comparabilidade das informações contidas nas demonstrações financeiras. Ademais, uma das preocupações da contabilidade está nas diferentes formas de registros contábeis feitos no mundo.

De modo geral, observou-se um acréscimo significativo de publicação das práticas contábeis adotadas pelas empresas de 2007 para 2011 nas demonstrações analisadas. Isso representa que as empresas estão se preocupando em apresentar tais práticas de modo a permitir que os usuários da informação consigam extrair dados consistentes com facilidade, ao mesmo tempo em que estão se adequando aos padrões contábeis internacionais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: