RESUMO
Código: 591
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Fatores Condicionantes da Competitividade do Cluster de Rochas Ornamentais do Espírito Santo
 

O objetivo do trabalho é, por meio do levantamento das características do macro ambiente e do micro ambiente, identificar os fatores condicionantes da competitividade do cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo.

o estudo utilizou metodologia qualitativa através de estudo de caso único. Esta forma de abordagem da pesquisa é a estratégia adotada para se analisar acontecimentos contemporâneos, pois serve para explicar, descrever e explorar. A essência de um estudo de caso é que este esclarece uma decisão ou um conjunto de decisões: o motivo pelo qual estas foram tomadas, executadas e com quais resultados (YIN, 2010; EISENHARDT, 1989).

Zou e Stan (1998), ao revisar a literatura sobre desempenho exportador de 1997 a 2007, identificaram que as variáveis ambientais são as que receberam menos atenção dos pesquisadores. Estas variáveis foram classificadas como (i) características do setor, (ii) competitividade no mercado destino das exportações e (iii) características do mercado interno e como estas afetam as vendas externas. O assunto, além de pouco pesquisado, apresenta resultados divergentes, o que motiva futuros desdobramentos.

De acordo com Porter (1999), a proximidade geográfica possibilita a formação de relacionamentos entre as empresas participantes do cluster. Tais redes, das quais as associações e instituições de apoio participam ativamente, possibilitam relacionamentos que alavancam a competitividade das empresas. No estudo, a análise das entrevistas indica que pertencer ao cluster favorece o desempenho exportador das empresas, evidência já identificada por Avrichir e Chueke, 2012.

A análise do Micro Ambiente é relevante ao propiciar a identificação de fatores condicionantes da competitividade internacional das PMEs. Apontamos principalmente os fatores relacionados às redes de relacionamento como condicionantes da competitividade do cluster no mercado externo. Tais características advêm de interações, compartilhamento de informações e fomento da exportação. Assim o artigo responde à necessidade de estudos sobre a influência ambiental nas empresas exportadoras.

 

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