RESUMO
Código: 596
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Indicadores Gerenciais de Inovação Para Setor Elétrico Brasileiro
 

O objetivo desta pesquisa é propor um conjunto de indicadores gerenciais de inovação, adaptado às empresas do setor elétrico brasileiro. Desta maneira pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia que possibilite acompanhar os avanços dos programas de P&D e eficiência energética.

Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa. Para coleta dos dados foi desenvolvido um questionário. Os indicadores foram divididos em cinco constructos como seguem: Aprendizagem organizacional (nove variáveis); Conhecimento (cinco variáveis); Estratégia (oito variáveis); Processos (dezenove variáveis) e Resultados (oito variáveis). O universo da pesquisa compreendeu os gerentes e/ou responsáveis pela atividade de P&D. O total de participantes na pesquisa foi de 120.

A literatura propõe alguns indicadores para se tentar medir o esforço e os Segundo Sbragia et al. (2006), os indicadores podem ser classificados em 1) estatísticas de P&D; 2) patentes e monitoração direta da inovação; 3) indicadores bibliométricos e 4) técnicas semiquantitativas. Nesse sentido, o trabalho apresenta um sistema de indicadores gerenciais de inovação para o setor elétrico que descreve as métricas em cinco dimensões: aprendizagem, conhecimento, estratégia, processos e resultados.

Os resultados permitem identificar cinco índices para avaliação dos indicadores de inovação. Os índices variam em um escala de -1 a 1. Todos estão bem definidos conceitualmente e foram validados pelos critérios de Hair, et al. (2009). Destaca-se que a proposição do conjunto de indicadores é um ponto de partida para a discussão de como se deve medir os aspectos de práticas e indicadores relacionados à inovação no setor elétrico.

Conclui-se que as empresas do setor elétrico devem implementar iniciativas urgentes, para mensurar os resultados do esforço de P&D e inovação. Sabe-se que existem dificuldades relativas à mensuração dos resultados em serviços, e o esforço das áreas de P&D do setor elétrico deve ser direcionado para avaliação mais eficiente dos resultados, principalmente em relação aos resultados econômicos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: