RESUMO
Código: 603
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
O Impacto da Pós-graduação Stricto Sensu no Desenvolvimento de Competências Profissionais.
 

Compreender o impacto da pós-graduação (mestrado) no desenvolvimento e na aquisição de competências profissionais pelos alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Especificamente objetivou-se: conhecer as competências profissionais desenvolvidas pelos mestrandos da área de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; compreender como as competências profissionais foram assimiladas e relacionar as competências profissionais desenvolvidas pelos mestrandos das duas áreas.

É uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Como população-alvo, definiram-se os mestrandos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada. O roteiro de entrevista continha duas subdivisões, a primeira correspondente à obtenção de dados relativos ao perfil do entrevistado e a segunda referente ao modelo teórico de Fleury e Fleury (2007).

O conceito de competência e sua assimilação no ambiente organizacional é uma das abordagens da área de administração que perpassa pelo ambiente acadêmico e o empresarial (RUAS et al. 2005), com um olhar sob o aspecto individual. Fleury e Fleury (2007) associam a “noção de competência a verbos”, relacionando-os como competências do profissional, são elas: saber agir, saber mobilizar, saber comunicar, saber comunicar, saber comprometer-se, saber assumir responsabilidades, ter visão estratégica.

Os mestrados da área de Ciências Sociais Aplicadas tiveram um impacto mais acentuado no desenvolvimento das competências profissionais durante o mestrado, pois todas as competências propostas pelo modelo de Fleury e Fleury (2007) foram desenvolvidas pela maioria dos entrevistados desta área. Já na área das Ciências Humanas, somente duas competências - saber comunicar e saber aprender - foram desenvolvidas por todos os mestrandos.

A pesquisa, baseada no constructo de Fleury e Fleury (2007), possibilitou compreender o impacto da pós-graduação, em nível de mestrado, no desenvolvimento e na aquisição de competências profissionais pelos alunos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Salienta-se, ainda, a proposta de inclusão da competência saber se relacionar para o profissional docente, enfatizada pela maioria dos entrevistados como a importância do relacionamento com os colegas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: