RESUMO
Código: 605
Tema: Empreendedorismo Intracorporativo: Modelos de Negócio e Fontes de Capital para o Empreendedorismo

 

Abrir
Arquivo

 
Capital Empreendedor: Alternativa de Financiamento em Empresas Brasileiras Listadas no Bm&fbovespa.
 

Fundos de investimento de Venture Capital e Private Equity, também denominados Capital Empreendedor, têm atraído Empreendedores a captar recursos através do Mercado de Capital. A presente investigação almeja examinar, em empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA, a relação entre o Capital Empreendedor e os Índices de Governança Corporativa, o Volume de Negociações, o Número de Investidores, o Número de Corretoras e a Participação Acionária em Fundos PE/VC, no período de 2004 a 201

Adotou-se a abordagem metodológica empírico-analítica. Em face à natureza das informações coletadas, utilizou-se a técnica de avaliação do tipo quantitativa. Quanto aos métodos estatísticos, utilizou-se a estatística descritiva, a Análise Fatorial e a Regressão Logística, considerando-se a natureza dicotômica da variável dependente. Os dados foram coletados pelo site da BM&FBOVESPA, em uma amostra de 137 empresas, que realizaram o IPO, no período de 2004 a 2012.

O Capital Empreendedor foi abordado utilizando os constructos sobre Empreendedorismo e Inovação - Schumpeter (1934), Filion (1993), Wennerkers e Thurik (1999), Relatório GEM (2010), Isenberg (2011); Fontes de Financiamento - (CEMEC, 2012), Venture Capital e Private Equity – Kaplan e Schoar (2005), Wongsunwai (2007), Meirelles et al. (2008) , Gioielli (2008), ABDI (2011) e ABVCAP (2011); Governança Corporativa e o Capital Empreendedor – Armstrong et al. (2010), Hochberg (2004) e Latini (2011).

As variáveis econômicas em conjunto concorrem para a significância do modelo e contribuem simultaneamente para a captação de recursos pelos dos Fundos PE/VC. Portanto, evidenciou-se a relação entre as variáveis mencionadas, as quais corroboram com a probabilidade de as empresas utilizarem o Capital Empreendedor como fonte de captação de recursos. Todavia, os resultados não podem ser generalizados, ficando restritos à amostra analisada.

A pesquisa oportunizou informações úteis para o alcance do objetivo do estudo, além de servirem como parâmetro para investigações posteriores. Contribuiu teoricamente e empiricamente com um tema ainda pouco maduro e pouco explorado no Brasil. Sugere-se, portanto, a realização de pesquisas futuras sobre o tema, face à dinâmica de investimento e desinvestimento dos fundos, à utilização de outra amostra de empresas que amplie o escopo do estudo e à inserção de novas variáveis econômicas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: