RESUMO
Código: 61
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo de Campo Aplicando A Proposta de Inter-relação Entre Teoria da Criação do Conhecimento (nonaka; Takeuchi, 2003) e A Espiral da Aprendizagem (valente, 2002)
 

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de campo, a partir da proposta de inter-relação entre a teoria de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003) e a Espiral da Aprendizagem de Valente (2002), no contexto das novas tecnologias digitais. Logo, o problema de pesquisa que norteou este estudo é: Como os indivíduos constroem conhecimentos, por meio das novas tecnologias, à luz da proposta de inter-relação?

A pesquisa realizada é descritiva, de abordagem qualitativa (GIL, 2002). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas em profundidade, tendo como base um roteiro semi-estruturado.O software de Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva (CHIC) método estatístico multidimensional, aplicado em pesquisas qualitativas, possibilita a análise hierárquica de similaridade ou semelhança (ALMEIDA, 2003) foi usado.A estruturação dos dados foi realizada de forma binária, por meio de planilha Excel

O estudo apresenta uma proposta de inter-relação entre os modelos de Nonaka e Takeuchi (2003) e de Valente (2002). A teoria de Criação do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (2003) sugere que é por meio do indivíduo que as organizações constroem conhecimento, entretanto, os autores não explicitam como esse processo ocorre com o indivíduo. Em contrapartida, Valente (2002), em seu modelo de Espiral da Aprendizagem, tem como unidade de análise o indivíduo.

A proposta de inter-relação foi confrontada com os resultados da análise das entrevistas, realizada por meio da técnica de análise de conteúdo e do CHIC. Os indícios encontrados apresentaram consonância com cada um dos estágios propostos.A intencionalidade se mostrou um fator fundamental para que os indivíduos se engajem no autodesenvolvimento e no desenvolvimento das comunidades das quais participam. As novas tecnologias não substituem as existentes, aplicadas de maneira a agregar ao escopo.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: