RESUMO
Código: 613
Tema: Estrutura de Capital, Governança e Política de Dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Alavancagem Financeira em Empresas Elétricas Brasileiras: Uma Pesquisa Exploratória do Seu Uso e Aproveitamento
 

O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa exploratória do uso e aproveitamento da alavancagem financeira, analisando o cumprimento da condição do retorno operacional ser superior ao custo da dívida, considerando uma amostra de doze das principais empresas brasileiras de capital aberto no setor de energia elétrica no Brasil, no período de 2007 a 2011.

Método de pesquisa exploratória e descritiva de dados apresentados em demonstrações financeiras anuais das empresas. O aproveitamento da alavancagem financeira foi verificado por satisfazer ou não a condição da alavancagem financeira positiva, que é o retorno operacional ser superior ao custo da dívida. A análise da consistência com as teorias de Trade-off ou de Pecking Order foi baseada no resultado da alavancagem financeira e no sinal da relação entre o retorno operacional e o endividamento.

Pela teoria de Trade-ff, o endividamento é decidido balanceando os benefícios e os custos da alavancagem financeira. Por outro lado, pela teoria de Pecking Order, o endividamento é uma conseqüência da insuficiência da geração interna de recursos, que está ligada à rentabilidade operacional. O aproveitamento da alavancagem financeira depende da situação em que a empresa se encontra, destacando-se uma condição básica, que é o retorno operacional ser maior do que o custo da dívida.

Através da análise de dados de empresas caso a caso, é possível compreender melhor os resultados de políticas financeiras e, por inferência, o processo de tomada de decisão que levam a estes resultados. Embora se trate de somente doze empresas de um determinado setor da economia, que reflete na limitação à generalização dos resultados, este estudo procura mostrar um aspecto da realidade enfrentada pelas empresas nas suas decisões de financiamento, ainda pouco explorado.

Os resultados mostram que o custo da dívida é muitas vezes superior ao retorno operacional, resultando na alavancagem financeira negativa. Verificou-se também que o retorno operacional é o principal fator endógeno que influencia o resultado da alavancagem financeira. A variação cambial, que afeta o custo da dívida tomada em moeda estrangeira, em muitas empresas, pode ser apontada como um importante fator exógeno. O nível de endividamento não se mostrou como um fator influente.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: