RESUMO
Código: 617
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
Contabilidade A Nível Geral de Preços e Correção Integral: Análise da Percepção da Sua Aplicabilidade no Cenário de Inflação Estável Pelos Docentes
 

O objetivo geral desse artigo consiste em averiguar se na opinião dos docentes do Curso de Ciências Contábeis da cidade de Natal-RN existe aplicabilidade da contabilidade a nível geral de preços e da correção integral em um cenário de inflação estável.

O estudo quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos um levantamento e qualitativa quanto à abordagem do problema. Aplicou-se questionários aos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Os dados foram tabulados e analisados usando o software Microsoft Excel®, para obtenção das frequências absolutas e relativas, bem como o confronto entre as respostas apresentadas, objetivando amenizar os possíveis vieses, disponibilizando as características do corpo docente.

Em um cenário de inflação tão elevada é indiscutível a necessidade de corrigir as Demonstrações Contábeis, no intuito de aproximá-las do real valor de seus itens, tanto para itens monetários quanto os não monetários, não obstante em 1987 adota-se no Brasil a correção monetária integral. Em 1994, com a criação do real, a inflação foi contida e até os dias de hoje se mantém estável, com índices em torno de 6% ao ano, com a estabilização da economia a correção monetária foi revogada.

Na análise dos resultados pode-se concluir não haver resposta para o problema, devido as inconsistências apresentadas, onde constatou-se conflito de entendimento dos assuntos, situação preocupante pelo nível dos Docentes, 60% mestres. Enfim, observou-se conflitos de conhecimento do assunto, interferindo na consistência da opinião dos respondentes. O trabalho abre possibilidade de diversas outras pesquisas, envolvendo o assunto, como, estudo em outras cidades ou regiões do país.

Esta pesquisa é importante em função da relevância do assunto no processo de tomada de decisão internamente na empresa e sendo os Docentes formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: