RESUMO
Código: 619
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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Gestão da Qualidade e Inovação: Evidências Para Empresas do Segmento de Alimentação no Oeste Goiano
 

Como objetivo, buscou-se analisar a importância da gestão da qualidade no grau de inovação de MPEs do Setor de Alimentação, localizadas na região Oeste de Goiás.

A pesquisa realizada possui uma abordagem descritiva, faz uso do procedimento quantitativo e adota o levantamento (ou survey) como método de pesquisa. O universo é constituído por um total de 35 empresas de micro e pequeno porte do segmento alimentação da região Oeste do Estado de Goiás. Todas essas empresas participam do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

O conceito de inovação esteve, durante muito tempo, associado apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas está cada vez mais difícil imaginar a Inovação sem Qualidade e a Qualidade sem Inovação. As empresas podem inovar de quatro formas distintas, sendo elas em produto, processos, marketing e organizacional. TIDD (et al., 2001) ressalta que a inovação em processos tem um papel estratégico nas organizações como fonte poderosa de vantagens competitivas.

O estudo mostra que as micro e pequenas empresas encontram barreiras em inovação de processos diretamente relacionadas com qualidade, sejam barreiras pela ausência de pessoal qualificado, capital, tamanho da empresa ou até mesmo ausência de conhecimento da importância da gestão da qualidade para o controle de processos da empresa.

O estudo aponta a importância de uma gestão de qualidade para a inovação em produtos e processos, sendo fonte de vantagem competitiva para as empresas, pois promove uma maior produtividade, eficiência, qualidade em seus produtos, tornando-se um diferencial no mercado, conquistando novos clientes, destacando-se da concorrência, e consequentemente obtendo melhor desempenho financeiro.

 

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