RESUMO
Código: 629
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa qualitativa

 

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“ter e Ser, Essa É A Questão!” – Analisando A Identidade do Consumidor de Queijos Finos.
 

Nos últimos anos, pesquisas têm sido dedicadas à relação entre práticas de consumo e a formação da identidade. Estudos de caráter antropológico/sociológico, sobre o comportamento do consumidor e hábitos de consumo, revelam que produtos são a representação simbólica do que uma pessoa é/almeja ser. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é identificar a identidade do consumidor de queijos finos e compreender qual o significado atribuído pelos apreciadores desse produto ao seu consumo.

A pesquisa é qualitativa com objetivo descritivo por auxiliar na compreensão dos processos sociais.A amostragem foi não probabilística e por conveniência, e a coleta de dados finalizou com a saturação das respostas.As entrevistas foram realizadas com 24 consumidores das cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras, indivíduos que consumiam quinzenalmente e mensalmente queijos finos. A análise de conteúdo foi o método para análise dos dados coletados.

A apropriação de bens e serviços é um mecanismo simbólico importante na formação da identidade. Mintz (2001) destaca que para todos os seres humanos a noção de si mesmo, assim como sua identidade social, apresenta direta ligação com seu comportamento relativo à alimentação.Produtos nobres, como os queijos finos, ganharam espaço na mesa dos consumidores brasileiros (Rezende, 2000)e através da alimentação crenças e classe social são visualizadas e destacadas.

Os resultados apontam que consumidores de queijos finos se veem como pessoas culturalmente polidas; acreditam ser pessoas ousadas por apreciarem os diversos sabores.Esse consumo promove diferenciação social, status e sofisticação. Para esses indivíduos, comprar e servir facilita serem percebidos como pessoas de poder aquisitivo, mesmo que não se enquadre nessa classe. Consomem com família e amigos, necessitam de interações para completar o eu e participarem da ordem social que estão inseridos.

Este estudo amplia a compreensão de como os indivíduos utilizam o consumo de determinados alimentos para definirem e externalizarem quem são para a sociedade. Compreender esse consumidor expande conhecimentos para área de marketing, sociologia e antropologia. Os resultados deste trabalho promovem a geração de uma parcela de conhecimento sobre como os signos apropriados aos produtos são utilizados pelos indivíduos para a satisfação de suas necessidades mais sofisticadas e intelectualizadas.

 

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