RESUMO
Código: 632
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Comprometimento Organizacional e A Síndrome de Burnout: Um Estudo Realizado Com Profissionais Bancários
 

Analisar a incidência da Síndrome de Burnout nos profissionais bancários e quais as bases do Comprometimento Organizacional são mais valorizadas pelos mesmos.

Este estudo se caracteriza como quantitativo descritivo. Adotou-se o método survey, tendo como objeto de análise profissionais de sete agências bancárias. O instrumento de coleta de dados foi questionário estruturado a partir de dois modelos: Inventário Síndrome Burnout de Maslach (MBI), traduzido e validado no contexto brasileiro por Tamayo (1997) e Escala de Bases do Comprometimento Organizacional, desenvolvida por Medeiros et al. (2005). Os dados foram analisados através da análise fatorial.

Segundo Benevides Pereira, (2002), a síndrome de burnout é composta de exaustão emocional e adaptativa, desilusão ou frustração e vontade de isolamento social. Para a autora, burnout traduz-se por queimar-se, ou incêndio interno, pois, quem sofre de tal problema é consumido pelo esgotamento e faz referência àquilo que deixou de funcionar por total falta de energia. Comprometimento organizacional, de acordo com Meyer e Allen (1991), é um estado psicológico que liga o indivíduo a organização.

Neste estudo evidenciou-se a partir dos resultados, uma maior incidência da síndrome em relação à Diminuição da realização pessoal, enquanto uma menor incidência em relação Realização no trabalho. Em relação ao comprometimento organizacional, percebe-se que há uma maior valorização da dimensão Obrigação pelo Desempenho. Por outro lado, os resultados obtidos sinalizam para uma baixa valorização da dimensão em obrigação permanecer.

A partir dos resultados do presente estudo, pode-se evidenciar a importância em analisar a incidência da síndrome de burnout e o comprometimento organizacional em profissionais bancários, sujeitos a essa situação. Há indícios que os mesmos podem estar sofrendo os efeitos desta síndrome, pois além de lidarem com pessoas e sofrerem com os problemas financeiros de seus clientes, na maioria das vezes são profissionais que vivem a angústia do cliente, sujeitos a pressões das mais diversas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: