RESUMO
Código: 635
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Análise Estratégica no Setor Portuário: Aplicação da Matriz Swot no Porto do Itaqui.
 

O presente estudo teve por finalidade realizar uma análise estratégica do Porto do Itaqui, através da matriz SWOT, pautada na perspectiva dos colaboradores da autoridade portuária responsável pelo porto, a Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP e especialistas externos. A escolha do Porto do Itaqui foi devido à importância que este representa para a economia do estado do Maranhão e por seu expressivo potencial de crescimento

A metodologia utilizada é a do estudo de caso que se caracteriza pelo estudo aprofundado de objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento detalhado, não tendo como objetivo generalizações. Este artigo se baseia em revisão bibliográfica na temática contemplando artigos técnicos e acadêmicos, pesquisa em sítios especializados na temática. Para a construção da matriz SWOT foi aplicado à técnica Delphi.

O artigo expõe conceitos de planejamento estratégico de Porter e Kotler, entre outros. Para a análise estratégica utilizou-se a matriz SWOT, que objetiva identificar as potencialidades e barreiras de uma organização. Logo após são expostos conceitos do setor portuário, elo importante na cadeia logística. Alfredini e Arasaki destacam dentre estes fatores o abrigo, a profundidade e acessibilidade, área de retro porto, acessos terrestres, aquaviários e aeroviários e impacto ambiental.

Identificou-se dentre as principais forças a posição geográfica estratégica, o canal de acesso e calado, já nas fraquezas as poucas linhas de contêiner, a dependência do governo do Estado do MA e poucas operações na navegação de cabotagem. Dentre as oportunidades a integração ferroviária Norte Sul/Carajás, ampliação do Panamá e duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Nas ameaças a interferência política, falta de investimentos do governo estadual e a falta de incentivos as pequenas indústrias.

Considera-se o objetivo proposto atendido e como extensão do estudo sua aplicação a outros portos e o aumento do número de respondentes, assim como, a incorporação de respondentes de autoridades governamentais nos níveis municipal, estadual e federal.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: