RESUMO
Código: 64
Tema: Gestão de Operações Lean / Lean Management

 

Abrir
Arquivo

 
Desenvolvimento Lean de Produtos: Um Estudo das Melhores Práticas Existentes Nas Empresas de Bens de Consumo do Brasil
 

O objetivo desse artigo é avaliar a utilização das práticas enxutas do desenvolvimento de produtos no setor de bens de consumo do Brasil, investigando as maiores empresas privadas por faturamento.

A metodologia aplicada foi survey, também chamada de pesquisa de avaliação. Os passos seguidos foram: ligação com o nível teórico, projeto da survey, teste piloto, coleta de dados, análise dos dados e geração do relatório. Algumas práticas verificadas nas 12 respostas válidas foram: processos com lean, envolvimento do fornecedor, padronização, tipos de projetos, Voz do Consumidor, integração das áreas, Valor do Cliente Interno, Biblioteca de Projetos, Simulação Virtual, dentre outras do total de

Os desperdícios de conhecimento e informação são muito comuns no Processo de Desenvolvimento de Produtos e uma das formas bem sucedidas de tratar esse problema é através da abordagem lean, que quando aplicada gera a melhoria dos processos, no sentido de fazer fluir sem interrupções causadas por variabilidade de tarefas, esperas e baixa confiabilidade da informação. A outra oportunidade de melhoria é em nível de produto, ou seja, é preciso projetar algo fácil de fabricar.

As práticas fortemente implementadas são ESI, utilização de software, valor do cliente interno, melhoria contínua e treinamento. Nesse setor, a maioria das empresas não utiliza a abordagem enxuta e nem técnicas para capturar a Voz do Consumidor, testa somente uma alternativa de forma isolada e o aumento da quantidade de fornecedores. Embora a taxa de retorno não permita generalizações, há potencial de melhorias e adaptação das práticas enxutas para planejar de forma estratégica o PDP.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: