Identificar o ano de publicação, veículos de publicação, autores que mais publicam, autores mais citados, perspectivas teóricas, abordagem dos artigos e métodos de pesquisas, lócus de pesquisa e áreas de conhecimento dos artigos analisados.
Análise de produção científica nos trabalhos que discutem Organizações Ambientalistas disponíveis bases de dados contidas no Portal de Periódicos - da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram identificados 1.304 artigos, como critério de seleção de amostra foi feito a leitura do título e resumo dos trabalhos para identificar se os mesmos abordavam as Organizações Ambientalistas, a partir disto gerou-se 40 artigos a serem analisados por meio de técnicas mistas.
É apresentado na fundamentação teórica a síntese histórica, filosofia, política ambiental, financiamento e forma de gestão sobre Organizações Ambientalistas e a sua relação com a Teoria do Movimento Ambiental.
Constatou-se três autores como as maiores referências na discussão do assunto: Robert E. Dunlap, Robert J. Brulle e Ângela G. Mertig que abordam é a Teoria do Movimento Ambiental. A maioria das pesquisas adotam métodos qualitativos o que convergem com as áreas de conhecimento mais abordadas: Gestão, Sociologia e Geografia.
As contribuições deste trabalho são a identificação do perfil das produções científicas sobre Organizações Ambientalistas e também o destaque de novos questionamentos para pesquisas futuras sobre o tema: Quais são as perspectivas futuras da discussão sobre Organizações Ambientalistas, como consolidar essas pesquisas e desenvolver uma discussão para assim compor uma elite de pesquisa desta abordagem.
|