RESUMO
Código: 657
Tema: Apreçamento de Ativos, Gestão de Investimentos e Finanças Comportamentais

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Contemporânea e Causal Entre Volume-retorno em Diferentes Mercados
 

O presente estudo tem o objetivo de analisar a relação causal e contemporânea entre retorno e o volume de negociação para Brasil, Alemanha, Hong Kong, Canadá, África do Sul e Austrália.

Para o estudo, fez-se uso do modelo de Regressão Quantílica. Para representar o índice de cada mercado usou-se o índice MSCI. As amostras de cada país compreendem o período de 24 de junho de 2004 a 10 de maio de 2013, sendo compostas por 2236 observações diárias das séries de preço e volume financeiro cotados em dólares.

A hipótese da mistura de distribuição (MDH) de Clark (1973), afirma que há forte relação causal entre volume de negociação e retornos de acordo com as informações do mercado. Já o fluxo de informações sequencial de Copeland (1976), aponta que haveria uma causalidade entre as variáveis que não seria simultânea, mas sim em equilíbrios transitórios entre eles.

Como resultados, encontraram-se padrões significativos da relação do retorno sendo explicado pelo volume de negociação, tanto contemporânea como causal. Além disso, a Regressão Quantílica apresentou melhores ajustes nessas relações se comparada com o modelo convencional por Mínimos Quadrados Ordinários.

Por fim, o trabalho confirma a possibilidade do uso de modelos de equilíbrio como os de Blume, Easley e O’hara (1994) e sugere como contribuição a inclusão do volume de negociação como proxy em questões que envolvam diferentes mercados.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: