RESUMO
Código: 660
Tema: Economia de Empresas

 

Abrir
Arquivo

 
Mecanismos de Governança em Empresas de Torrefação e Moagem de Café no Brasil
 

O objetivo geral deste trabalho é analisar os mecanismos de governança utilizados pelas empresas de torrefação e moagem de café na compra do café verde

Foi realizado um estudo quantitativo a partir de entrevistas realizadas junto à micro, pequenas e médias empresas de torrefação e moagem de café brasileiras. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários semiestruturados junto à 202 empresas; a amostragem foi não probabilística. Os dados foram analisados com auxílio do software MINITAB, versão 12.1. Para a análise foram utilizados testes de diferenças entre médias (ANOVA) e testes de correlação.

Este trabalho se baseia nos conceitos da Economia dos Custos de Transação, a qual considera a existência de um alinhamento ótimo entre estrutura de governança – mercado, formas híbridas e hierarquia – e as características das transações – frequência, incerteza e especificidade de ativos – sendo este último o atributo mais importante. Além disso, traz autores que contestam a hipótese de alinhamento ótimo da ECT por meio de estudos que comprovam a existência das formas plurais de governança.

Foi possível observar que as formas singulares de governança prevalecem neste setor, sendo utilizada por mais de 80% das empresas. Dentre estas, 92% coordenam a compra de café verde por meio do mercado spot. As outras 8% integram a produção de café verde. Dentre as empresas integradas, a maior parte produz café gourmet. Verificou-se também que neste setor algumas empresas utilizam formas plurais de governança.

Este trabalho vem a somar esforços aos estudos sobre governança além de mostrar empiricamente a existência de formas plurais neste setor. Para estudos futuros, sugere-se uma investigação mais aprofundada sobre as razões que levam à utilização das formas plurais de governança nessas empresas, levando em conta as teorias que dão suporte para tal.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: