RESUMO
Código: 666
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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A Internacionalização de Restaurantes Brasileiros de Pequeno Porte: Um Estudo Multicaso
 

Como objetivo geral buscou-se conhecer como ocorreu o processo decisório referente à internacionalização de restaurantes brasileiros de pequeno porte. Especificamente procurou-se: (i) conhecer a motivação para a internacionalização, (ii) o processo decisório seguido, que culminou com a tomada de decisão de internacionalizar, e (iii) as dificuldades encontradas na implementação dessa decisão.

Estudo de caso em duas empresas (restaurantes) brasileiras de pequeno porte, internacionalizadas. Uma das empresas adotou o sistema de franquias, recorrente nesse setor, enquanto a outra optou pela agregação de novos sócios para financiar a unidade internacional. Foi desenvolvido um protocolo de pesquisa, baseado na fundamentação teórica. Instrumentos de pesquisa: entrevista e questionário.

Foi buscada nas teorias de internacionalização e decisão.

A teoria de internacionalização que pode explicar o movimento rumo à internacionalização nos dois casos é a da Escola de Uppsala. No que tange aos métodos utilizados no processo decisório, observou-se que apenas a empresa pró-ativa na internacionalização os empregou, ficando, alinhada às grandes empresas internacionalizadas. Quanto às dificuldades enfrentadas na internacionalização, foram apontados por ambas empresas: mão de obra e a disponibilidade e qualidade dos insumos.

Dada a carência de trabalhos voltados para o processo de internacionalização vivenciado por empresas brasileiras de pequeno porte do setor fast food, espera-se que os resultados encontrados na pesquisa relatada possibilitem melhor compreensão e explicação do processo de internacionalização da pequena empresa de serviços de alimentação, e ofereçam subsídios para aquelas de igual porte e setor, que pretendam se internacionalizar.

 

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