RESUMO
Código: 682
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
do Sofá Para As Ruas: A Importância das Redes Sociais Virtuais
 

Sistematizar informações empíricas sobre a utilização das redes sociais virtuais (RSVs) tanto como uma ferramenta para agregar cidadãos em prol de um objetivo político nos casos da Primavera Árabe e o Movimento Passe Livre quanto à utilização das RSVs como ferramentas de publicidade para os políticos – como na reeleição de Barack Obama.

Foi adotada a pesquisa qualitativa exploratória para o tema (engajamento político) e o lócus de análise (redes sociais virtuais - RSVs) e três casos para sistematizar as informações sobre a importância das RSVs no engajamento político foram utilizados: (i) Primavera Árabe; (ii) Reeleição de Barack Obama; e (iii) os desdobramentos no Movimento Passe Livre (MPL). Na coleta de dados foi utilizada pesquisa bibliográfica para os três casos, além Observação Não-Participante no caso do MPL.

Três conceitos fundamentam teoricamente este artigo: (i) a utilização das RSVs pelos indivíduos e a promoção da conectividade (BHUYAN, 2010); (ii) Geração C – indivíduos com um mesmo perfil psicográfico em relação à conectividade no ambiente online (PANKRAZ, 2010); e, (iii) as RSVs estimulando o engajamento político dos cidadãos nas mobilizações virtuais e ciberativismo (KIRKPATRICK, 2011).

As RSVs foram essenciais na Primavera Árabe e no MPL. Embora parecesse que o cidadão brasileiro apresentaria um comportamento de ativista de sofá – termo usado para questionar usuários de RSVs que se manifestam somente no espaço virtual - verificou-se que os cidadãos externalizaram seus anseios nas ruas por meio das manifestações. Em outra perspectiva, das RSVs enquanto ferramenta para atrair eleitores, a reeleição de Barack Obama também mostrou a importância dessas plataformas na política.

Este trabalho se torna relevante por abordar um acontecimento recente no Brasil e analisá-lo na perspectiva das RSVs. Sistematizar informações dos três casos e discutir dois diferentes caminhos na análise, ou seja, (i) as RSVs como ferramenta de articulação dos cidadãos e (ii) as RSVs como estratégia deliberada de candidatos na aproximação com os eleitores, é uma relevante contribuição e mostra quão ricas e possíveis são as análises que podem ser construídas em outros estudos.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: