RESUMO
Código: 694
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Meios de Pagamento Digitais: A Realidade Brasileira.
 

Nas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil.

Realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento.

Dinheiro digital é "qualquer quantidade de valor monetário representado por um crédito emitido em uma base pré-pago, armazenados em meio eletrônico e aceito como um meio de pagamento por outros que não a emitente" (ATHANASSIOU; GUIX, 2008, p. 6), engloba tudo que refere a pagamento móvel (HUET, 2011). A segmentação ambiental de Almeida (2001) ue fundamenta o Planejamento Estratégico, o modelo é dividido em quatro elementos: Macroambiente Clima, Solo, Ambiente Operacional e Ambiente interno.

Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir autenticidade da transação; regulamentação própria; atingir massa crítica; redução de custos de telecom; etc.

Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionais.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: