O artigo tem como objetivo principal identificar os fatores condicionantes nas decisões financeiras dos estudantes do 3º ano do ensino médio.
A metodologia utilizada foi do tipo explicativo e bibliográfico, o universo da pesquisa foram 915 alunos. A amostragem utilizada foi não probabilística por acessibilidade obtendo-se, assim, uma amostra de 580 alunos. Para a realização da coleta de dados fez-se uso de formulário contendo 27 perguntas. As técnicas estatísticas utilizadas foram correlação de Spearman e Teste Qui-Quadrado de Pearson.
Torres (2001, p.65) “é a ideia de que o homem (homo economicus) é um ser perfeitamente racional que, no processo de tomada de decisão, é capaz de analisar todas as informações disponíveis e considerar todas as hipóteses para a solução do problema”. Cada vez mais, analisar o comportamento financeiro do indivíduo comum, por meio de vieses como excesso de confiança, representatividade, ancoragem para explicar a maneira como as pessoas lidam com sua renda. LUCENA, FERNANDES, SILVA (2011)
O teste qui-quadrado de Pearson mostrou que quanto menor a renda pessoal menor a preocupação com a situação para a aposentadoria. Conclui-se que o nível de conhecimento financeiro dos alunos é baixo quanto a rendimentos futuros, liquidez de investimento, juros de cartão de crédito e financiamento. 30% sofrem de aversão à perda o que explica o perfil conservador para investimentos. Por fim, pode-se afirmar que existe influência do conhecimento financeiro nas finanças pessoais.
Esta pesquisa se deteve a verificar os fatores de influência nas decisões financeiras dos alunos estudados bem como reafirmar a necessidade de inserção do conteúdo financeiro nas unidades escolares uma vez que é comprovado o déficit desse conhecimento, a falta de preparo de boa parte dos pais, não havendo assim outro meio mais propício para disseminação deste saber senão na escola.
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