Este estudo tem como objetivo identificar e analisar, sob a ótica da Teoria Baseada em Recursos, os recursos considerados estratégicos pelas empresas do ramo da joia de Guaporé-RS e as manobras realizadas por elas no sentido de aprimorar, conquistar e mantê-los.
Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa é caracterizada como do tipo qualitativa e exploratória, e os dados da pesquisa foram coletados através de um questionário aplicado às empresas pertencentes ao ciclo da joia, escolhidas aleatoriamente. Os dados obtidos foram analisados a partir da revisão bibliográfica e resumidos em quadros para facilitar a compreensão.
Visão baseada em Recursos, Estratégias competitivas e cooperativa, Competitividade.
O resultado da análise indicou que os recursos relacionados ao acesso a matéria-prima e ao conhecimento do capital humano são considerados os mais relevantes para obter êxito na implementação da estratégia escolhida, e revelou também que as empresas reconhecem a importância de seus recursos estratégicos, procurando desenvolvê-los e mantê-los, considerando os recursos intangíveis mais difíceis de serem imitados pelos concorrentes do que os tangíveis.
É importante que os gestores da empresa concebam sua organização como um sistema que combine os recursos dominados pela firma - compreendendo a importância deles para o alcance da estratégia e avaliando formas de desenvolvê-los e protegê-los da imitação - com o contexto do ambiente onde a empresa está inserida.
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