RESUMO
Código: 703
Tema: Comportamento do consumidor: pesquisa quantitativa

 

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Satisfação dos Usuários Internados no Pronto Socorro de Um Hospital Universitário
 

Neste estudo buscou-se identificar o grau de satisfação dos usuários internados em um Pronto Socorro de um Hospital Universitário da região central do Rio Grande do Sul, sobre os aspectos de recepção, atendimento médico, equipe de enfermagem, nutrição e ambiente hospitalar.

Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva longitudinal, que fez uso de um questionário para coletar as informações referentes à satisfação dos pacientes. Esse instrumento foi aplicado em 167 pacientes internados a mais de 24 horas no Pronto Socorro, no período de abril a outubro de 2011. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, do teste de Mann-Whitney e do Kruskall-Wallis.

Percebe-se um aumento gradativo da importância dada as pesquisas de satisfação, como alegam Kotaka, Pacheco e Higaki, (1997) muitas estratégias para melhoria dos processos de saúde estão baseadas nas pesquisas de satisfação do usuário. Além disso, como aponta Brédart, et al. (2002) a avaliação da satisfação do paciente pode ser utilizada para conhecer a qualidade de um tratamento, constituindo-se em uma informação importante para os trabalhadores e os gestores de saúde

Com a análise realizada, verificou-se, que os usuários deste Pronto Socorro estão satisfeitos com o atendimento prestado pela equipe médica, de enfermagem e nutrição. No entanto, percebe-se insatisfação com o tempo de espera para atendimento inicial e com alguns aspectos relativos ao ambiente hospitalar, relacionados à infraestrutura do hospital analisado, como falta de leitos e barulho.

Destaca-se que esse trabalho buscou uma reflexão crítica do serviço prestado pelo SUS, podendo servir como um guia de gerenciamento e como base para novas investigações. E contribuiu com as análises empíricas que vem sendo realizadas com relação à temática na literatura brasileira e internacional, pois como aponta Smith, et al. (2007), são ainda incipientes em serviços de urgência e emergência, devido à dificuldade de acesso aos pacientes.

 

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