RESUMO
Código: 710
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Um Comparativo dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis A Partir do Trabalhador Intelectual: Uma Análise no Período de 2006 A 2011.
 

O artigo tem como objetivo analisar os Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis no tocante ao corpo docente, traçando o perfil das publicações, as linhas de pesquisas, seus grupos de pesquisas e os principais periódicos utilizados para publicação de seus trabalhos.

Trata-se de uma pesquisa descritiva, pois, descreve as características dos 19 programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O instrumento de pesquisa foi à análise do Curriculum Lattes de cada docente dividido em dois triênios 2006 a 2008 e 2009 a 2011. O corpo docente é formado por 248 professores, incluindo os colaboradores, eles produziram 1.464 artigos em periódicos, para o 1º triênio e 2.075 artigos, no 2º triênio.

Para Sguissardi (2010, p. 1) define produtivismo acadêmico como “fenômeno em geral derivado dos processos oficiais ou não de regulação e controle, supostamente de avaliação, que se caracteriza pela excessiva valorização da quantidade da produção científico-acadêmica, tendendo a desconsiderar a sua qualidade”.Alcadipani (2011/A, 2011/B) faz uma crítica ferrenha a este estado de “opressão” em que os pesquisadores estão se sujeitando.

O primeiro objetivo foi alcançado ao traçar o perfil de 19 programas (53% com conceito 4) com 248 docentes, sendo 4 deles com doutorado e o que mais possui doutores em Contabilidade é o da USP-Ribeirão Preto com 77%. Já o segundo objetivo identificou principais periódicos que receberam publicações dos professores dos programas: BBR-Brazilian Business Review, Contabilidade Vista & Revista e Contabilidade & Finanças. Foram levantadas sete premissas que contribuíram para os achados do artigo.

Essa pesquisa teve como principal contribuição levantar a discussão em torno do produtivismo acadêmico e traçar um panorama dos 19 Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: