RESUMO
Código: 715
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Break Points e O Atacarejo: Prospecção de Cenários Para Uma Loja de Auto-serviço da Cidade de Franca/sp.
 

O objetivo desse artigo é a prospecção de cenários futuros para uma loja de auto-serviço da cidade de Franca, interior do Estado de São Paulo, no horizonte temporal de 5 anos (2013-2017).

Os eventos que podem impactar a empresa objeto de estudo, no espaço de tempo considerado, foram definidos por especialistas da área, consultados com a utilização da Metodologia Delphi. A construção dos cenários foi feita com base na metodologia proposta por Blanning e Reinig (1998). O Método dos Impactos Cruzados, proposto por Marcial e Grumbach (2002), foi utilizado para levantar e avaliar as forças motrizes do sistema.

A investigação, por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta o referencial teórico sobre as incertezas ambientais e a prospecção de cenários, a partir de alguns de seus principais autores. Assim, foram analisados, dentre outros, textos dos seguintes autores: Drucker (1970); Porter (1989); Strebel (1993); Blanning e Reinig (1998); Godet (2000); Davis (2003); Schwartz (2006); Marcial e Grumbach (2006); Taleb (2008); Lindkvist (2010); Silva, Wright e Spers (2012.

Em conclusão, são apresentados e analisados três cenários futuros para a empresa objeto do estudo: um otimista; um pessimista; e um realista. São apontadas e analisadas, também, as forças motrizes do sistema. Ao se preparar para o futuro, a empresa aumenta suas chances de sobrevivência e de interferir sobre a direção de fatores determinantes do seu bom posicionamento no ambiente de negócios em que atua.

Espera-se que a análise do ambiente de negócios, a prospecção de cenários e a reflexão sobre as diversas possibilidades de futuros, permita reduzir a incerteza ambiental, contribua para o aprendizado operacional e eleve o nível de segurança tanto do planejamento estratégico, como do processo decisório da empresa objeto do estudo.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: